terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Jogue fora


Seu quarto é uma confusão só e sua mãe vive mandando você arrumá-lo? Quem nunca ouviu esta frase: Você guarda muita tranqueira!
Pois é... Todos nós possuímos afeto por coisas, muitas das vezes, tolas. Ou apenas temos preguiça de jogar todo o peso fora.
Se fizermos uma comparação simples entre um guarda-roupa e a vida, iremos perceber que por mais sutis, existem semelhanças. Muitas vezes, nosso guarda-roupa está lotado de roupas que não usamos: roupas velhas ou roupas que nem servem mais na gente. Mas ou somos acomodados demais para arrumá-lo ou existe um apego com aquelas peças e não queremos nos desfazer delas. A vida não é diferente. Algumas vezes guardamos sentimentos, pessoas, lembranças, sonhos e coisas... Pelo simples fato de guardá-las. O problema é que se guardarmos coisas antigas demais, acaba não sobrando espaço para as novidades da vida.

Então, quando devemos fazer aquela faxina? Simples... No momento em que tentamos por novas roupas no armário e não há mais espaço! Na vida, a base é a mesma. Como diria o poeta Fernando Pessoa:
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”
A mensagem é clara, se ficarmos batendo muito tempo na mesma tecla, ou seja, se formos acomodados, iremos deixar de viver coisas novas e quando prestarmos atenção, a vida terá passado.

O fundamental é saber quando virar a página. Arrisque-se! Há momentos na vida, em que é preciso deixar o passado para trás, para conseguirmos conquistar o futuro. E às vezes, nem se trata de algo antigo, pode ser algo do presente. É a comum história de quem tem uma profissão que não gosta, ou de quem vive com alguém que não gosta... O que é preciso é livrar-se das coisas sem utilidades. Se você esta em uma situação em que não há mais nada para render, liberte-se! Muitas vezes ficamos presos a sonhos de quando éramos criança, a lembranças antigas, a pessoas que não merecem mais nossa atenção ou a coisas que não nos fazem bem. Devemos saber quando jogar tudo para o alto, para que assim, possamos viver coisas novas.

Com certeza, não é uma mudança fácil, porém muitas vezes, é fundamental para uma pessoa infeliz se tornar feliz. Claro que ficar sentado em um canto, relembrando os velhos e bons tempos, tem seu valor. Há todo um sentimentalismo envolvido. Mas não se iluda, estes tempos não irão voltar. Se você se acomodar neles, irá perder a oportunidade de realizar coisas novas, construir novos momentos. Afinal, se você ficar parado, acaba não chegando a lugar algum, não é mesmo?

O que passou, já passou. Foi o que te trouxe até aqui. Mas não precisa ser o que vai te levar a diante.
Não fique preso a coisas mais ou menos, se você pode lutar e ter o melhor. Viva intensamente cada instante de sua vida, mas quando chegar ao fim de uma jornada, feche a porta desta e abra outra. E quando acabar as portas? Comece a abrir as janelas! ;)
Parar? Nunca!


By C.

2 comentários:

  1. Vc além de estar linda, escreve muito bem!
    passei por aqui pela primeira vez, e dei uma lidinha nesse texto seu : ADOREI!
    um beijo grande!
    Sua prima Luciana Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Prima, significou muito seu comentário! =)

    ResponderExcluir